26 de junho de 2009

[ROTARY] Lemas rotários

rotary, palestras motivacionais, palestras, palestrante, palestra de motivacao
É fato que o ser humano necessita de simbolos para representar a vida em sociedade. Por isso utilizamos diversos deles no dia-a-dia: sinalização de trânsito, bandeiras e flâmulas, camise de time de futebol, lemas pessoais etc.

No Rotary há uma simbologia interessante que são os lemas rotários. Eles representam de forma prática a ênfase que será dada naquele ano rotário.

O Lema do Rotary Internacional para cada ano rotário
O Compêndio Histórico do Rotary cita os lemas, de cada ano rotário, a partir de 1954-55, quando o presidente Herbert Taylor, autor da Prova Quádrupla, apresentou seis objetivos para o seu ano rotário:
1) aprender do passado e agir;
2) compartilhar com os outros;
3) aplicar a Prova Quádrupla;
4) servir à Juventude;
5) boa vontade internacional;
6) bons rotarianos são bons cidadãos.

A partir de 1955-56, o lema do ano rotário foi simplificado para uma só palavra, ou uma frase, e esses motes emulativos passaram a constituir a motivação principal, não somente dos presidentes do RI - que os idealizam -, como também dos governadores e dos presidentes dos Rotary Clubs.

Esses dirigentes máximos se esmeram para que a divisa do ano rotário seja objetiva e abrangente, numa demonstração da internacionalidade do Rotary também em termos de unidade de propósitos. O lema anual é, portanto, a bússola que nortea o trabalho rotário na busca de uma meta comum, proposta pela sintética mensagem de estímulo e de incentivo. (fonte: Brasil Rotarário)

Os lemas oficiais do Rotary são:

"Dar de Si Antes de Pensar em Si"
(lema principal)


"Mais se Beneficia Quem Melhor Serve"




Veja todos os lemas rotários desde 1955 clicando aqui

Um comentário :

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim