30 de janeiro de 2009

[ROTARY] Fatos e curiosidades de Rotary

Muitas pessoas me perguntam como nasceu o Rotary, quantas pessoas fazem parte, como é dividido, em quais países o Rotary atua e assim por diante.


Sei que alguns rotarianos também desconhecem parte da história, por isso resolvi nesta postagem trazer alguns fatos e curiosidades básicas para quem já conhece e, principalmente, para aqueles que não sabem muito a respeito do Rotary.


Como nasceu o Rotary?
rotary, palestras motivacionais, palestras, palestrante, paul harris, palestra de motivacaoPaul P. Harris, o fundador do Rotary, nasceu em Racine, Wisconsi - EUA, em 1868. Estudou na Universidade de Iowa, de onde recebeu o diploma de bacharel de Direito.

Trabalhou como repórter de jornal, foi professor de uma faculdade de economia, ator numa companhia de teatro e vaqueiro. Fez inúmeras viagens pelos Estados Unidos e pela Europa como representante de uma companhia de mármore e granito. Essa variedade de experiências ampliou a sua visão e foi, mais tarde, de grande auxílio para a expansão do Rotary.

Em 1896, Paul Harris foi para Chicago exercer a advocacia. Em 1900, depois de jantar com um advogado que morava num bairro residencial de Chicago, Paul Harris ficou impressionado pelo fato de que seu amigo parou em algumas casas comerciais do bairro e o apresentou aos proprietários que eram seus amigos. Esse fato deu a Paul Harris a idéia de que ele também poderia fazer amizades sociais com alguns de seus clientes e resolveu organizar um clube que reunisse um grupo de homens de negócios e profissionais num círculo de amizade e companheirismo.

Em 1905, tinha formulado uma filosofia própria sobre relações comerciais. Conversando sobre o assunto com três de seus clientes, decidiu orgnizar com eles o clube que vinha planejando desde 1900. A primeira reunião do clube foi realizada no dia 23 de fevereiro (proclamado o Dia do Rotary) de 1905, formando-se assim o núcleo que serviu de ponto de partida para os milhares de Rotary Clubs que, mais tarde, foram organizados no mundo inteiro.


O que significa Rotary?
Paul Harris chamou o novo clube Rotary, devido ao fato de que seus sócios se reuniam nos seus respectivos lugares de negócios, em rodízio. Essa idéia foi de agrado geral e seu quadro social cresceu rapidamente. Quando, no terceiro ano de existência do clube, Paul Harris se tornou seu presidente. Ele quis divulgar o movimento rotário a outras cidades, porque estava convencido de que a idéia do Rotary Club poderia ser desenvolvida para tornar-se um importante movimento de prestação de serviços.
(fonte: Guia Distrital 2005-06 - Distrito 4.430)


Qual é o objetivo de Rotary?
O objetivo de Rotary é estimular e fomentar o idela de servir, como base de todo empreendimento digno, pomovendo e apoiando:
1. O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
2. O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional;
3. A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada;
4. A aproximação dos profissionais de todo mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.


Quantos somos?
No mundo: Rotarianos - 1.220.580
Clubes: 33.268
Distritos: 534
Países e regiões: 208
No Brasil: Rotarianos: 52.249
Clubes: 2.309
Distritos: 38
No Distrito 4.430: Rotarianos - 1.417 (dados de set/08)
Clubes: 56
(fonte: Escritório do Rotary International no Brasil)




E você? É rotariano? Em caso afirmativo, comente esta postagem indicando o nome do seu clube, distrito, cidade e estado.

9 comentários :

  1. Sou do RCSP Cidade Tiradentes - Distrito 4430. E o ideal de servir antes de pensar em si foi o que motivou a ingressar nesta instituição. Parabéns Co Rogério. por esta iniciativa e belas palavras.
    Washington Silva
    Contabilista
    RCSP Cidade Tiradentes - 78758/4430

    ResponderExcluir
  2. JÁ OUVI FALAR SOBRE ISSO CARA

    É REALMENTE UMA COISA QUE DEVE SER DITA!

    CONCORDO COM O MEMBRO ACIMA

    ResponderExcluir
  3. Meu pai foi Rotariano de Arujá.
    Segio Gouvea

    o Rotary é bem legal quando não se perde em guerra de egos entre os integrantes.

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela bem elaborada explicação sobre o Rotary!!!

    Um abraço

    Descubra o Brasil:

    http://descubraobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Depois dos comentários acima, só tenho a dizer: querem conhecer essa organização maravilhosa? Acessem: http://www.rotary.org/pt/AboutUs/SiteTools/ClubLocator/Pages/ridefault.aspx
    e procurem o clube mais próximo de sua casa ou trabalho. Garanto que, se estiverem de coração aberto para fazer o bem, serão bem recebidos.
    Vera - Rotary Club de São Paulo Freguesia do Ó

    ResponderExcluir
  6. Caro Companheiro:
    Aí está uma boa utilização das Tecnologias de Informação, para divulgar o que pode fazer o Mundo melhorar.
    Parabéns!
    Felisberto Figueiredo
    Roatary Club de Tondela - Portugal

    ResponderExcluir
  7. Prezado companheiro, inciativas como esta valorizam e nos ajudam a divulgar e a conhecer melhor Rotary. Mauricio Santos. Rotaract Club Universidade Mackenzie - D.4610

    ResponderExcluir
  8. Uma excelente informação que deve ser repassada a todos os companheiros..

    Clériston Weise
    Diretor de Internet e Boletim Distrital
    Rct. Três de Maio - RS
    Distrito 4660

    ResponderExcluir
  9. Parabens pela iniciativa e obrigado pelas informações. Ja fui do Rotaract (Alto de Pinheiros-SP), do Rotary Arujá, tive que me afastar por motivos maiores, mas já estou preparando minha volta.

    Obrigado mais uma vez.

    Sds Rotárias

    ResponderExcluir

PALESTRANTE ROGERIO MARTINS | IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.

Cadastre-se no Boletim